Geração de empregos

Revitalização da 
Imprensa do Interior
Uma das propostas mais audaciosas da Chapa Vladimir Herzog destina-se à revitalização da imprensa do interior. As dificuldades dos pequenos e médios jornais serão equacionadas por uma equipe especializada da ABI. Após a identificação dos problemas de natureza técnica e administrativa, a entidade designará sócios aposentados para a implantação de novos projetos gráficos e editoriais nessas publicações, a custo zero. A proposta de revigoramento da imprensa em pequenas cidades conta, inclusive, com o apoio do Governo do Estado, do Sebrae e da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. O trabalho realizado pelos associados da ABI será remunerado pelas entidades que patrocinarão esse projeto. A modernização gráfica, administrativa e editorial dos pequenos jornais vai dar um novo hálito de vida a essas publicações.
O fortalecimento da imprensa do interior é também um dos objetivos do Governo Federal que se encontra, no momento, empenhado em democratizar a mídia em todo o país.
A revitalização das pequenas e médias publicações foi exposta, pela primeira vez, por Domingos Meirelles, em 2012, durante um encontro realizado em Belo Horizonte com editores de 300 jornais do interior de Minas Gerais. A proposta foi aplaudida de pé pelos jornalistas que participaram da reunião.
A Chapa Vladimir Herzog pretende implantar inicialmente esse projeto, no Rio de Janeiro, e depois expandi-lo pelo resto do país. Nós entendemos que esse programa vai impedir o desaparecimento precoce de pequenas publicações que necessitam apenas de uma correção de rumo para conseguirem sobreviver.

Cadernos de 
Jornalismo ABI 
Apesar de estar inicialmente vinculada à área cultural, a revitalização do Centro de Memória, poderá se transformar também em importante fonte de receita alternativa para a ABI, além de gerar empregos para associados aposentados com a criação de uma editora. O material disponível no Centro de Memória, depois de higienizado e recuperado, será a base de uma série de publicações sobre a história da imprensa contemporânea. Com os Cadernos de Jornalismo ABI, a Chapa Vladimir Herzog pretende resgatar depoimentos inéditos sobre A Reforma do JB, A Chegada do Lead no Brasil, A Fundação de Última Hora, A Criação das revistas O Cruzeiro, Manchete e Realidade. Criado nos anos 70, por Nilson Lage, o Centro de Memória abriga verdadeiras preciosidades que precisam ser levadas ao conhecimento das novas gerações.

Cursos Livres
A criação de cíclos de palestras e cursos livres sobre jornalismo, além de produzir conhecimento, será também uma fonte alternativa de receita para sócios aposentados interessados em participar desse projeto. Joseti Marques, então Diretora de Jornalismo da ABI, ao implantar uma série de cursos livres, alguns anos atrás, mostrou que existe espaço e extraordinário interesse de profissionais e estudantes de comunicação por esse tipo de iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.