Valorização do Patrimônio

Recuperação do Edifício-sede

Um das principais preocupações da Chapa Vladimir Herzog éconcluir o plano de intervenções imediatas, implantado em fevereiro, com o objetivo de impedir que a sede da ABI entrasse em colapso, diante do quadro de descaso e abandono em que se encontrava a entidade. A reforma da fachada consumiu duas toneladas e meia de placas de granito italiano travertino que se encontravam rachadas e trincadas.O péssimo estado de conservação do revestimento, que deveria ter sido substituído em 2012,oferecia grave ameaça não só às pessoas que freqüentavam o prédio como as que circulavam pelas calçadas que circundam a edificação.
Várias etapas do plano emergencial foram cumpridas com a recuperação de setores vitais da casa, como a troca dos cabos dos elevadores e a recuperação da central de ar-condicionado que se encontrava paralisada há mais de um ano, impedindo que o auditório fosse alugado, o que privava a ABI de importante fonte de receita alternativa.
O próximo passo é a restauração e pintura das aletas de concreto da fachada, conhecidas como brise soleil, que disciplinam a entrada da luz solar no interior do prédio, e que dão um toque original às linhas arquitetônicas da sede da ABI.
Vamos submeter ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPHAN) um projeto revolucionário de iluminação do prédio, desenvolvido por uma concessionária de energia. O principal objetivo do projeto é destacar a imponência da edificação, um dos marcos da moderna arquitetura brasileira. A nova iluminação atrairá também a atenção do público para a importância de uma entidade com o passado de lutas da ABI, além de incluí-la entre outros bens tombados ao seu redor, que desfrutam de um sistema especial de iluminação.
O piso de granito do hall de entrada, que não era polido há cerca de 40 anos, vai ser agora lustrado com uma cera especial. Todas as colunas centrais, depois de igualmente polidas, receberão uma proteção especial de verniz incolor contra pichações.
Outro projeto que aguarda aprovação do IPHAN é a reforma do auditório do 9º andar com o aumento da sua boca de cena e a construção de camarins. Como foi originalmente concebido, no final dos anos 30, para funcionar apenas como local de conferências, não dispõe do espaço necessário para a realização de peças teatrais. A reforma permitirá que a Casa passe a fazer parte do circuito artístico da cidade com a exibição de espetáculos de toda a natureza.






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